Tudo Beleza: Primeiro vem a embalagem

- Tudo beleza

 

Os cosméticos são um bem ou mal – Na era como esta em que vivemos, em que tudo é feito na base de aparência e anúncio, com o domínio completo da publicidade, os cosméticos adquiriram muita importância para as mulheres e para o mundo em geral.” – Clarice Lispector

Porque começo o post com a fala da Clarice? Porque ela foi certeira com as palavras e retratou de forma consciente o poder da indústria da beleza sob o público feminino. E, vejam, naquela época, não existiam as redes sociais, os canais, os blogs que impulsionam de forma significativa a propagação dos produtos de beleza. De lá para cá, a publicidade massiva se aperfeiçoou em vender beleza e longevidade. Esta última, é algo que todos, em especial as mulheres, desejam.

As marcas já perceberam isso há tempo e  tem feito investimentos pesados para atrair a clientela. Começando pela embalagem que abriga o produto. O chamariz perfeito para atrair até mesmo o olhar mais despercebido e fazer valer aquela máxima que se emprega para as comidas: “Come-se pelos olhos”.

Em se tratando dos cosméticos, compra-se pelos olhos.

Particularmente, gosto de embalagens “aparecidas” que chegam antes do produto. Aquela conversa de que “mais vale o conteúdo”, em alguns casos, nem sempre funciona.

E, sejamos sinceras, quem não se encanta com um frasco de perfume bem trabalhado e concebido para encantar quem passa pela vitrine, sem nem ao menos ter sentido o aroma que dele exala?

Para exemplificar o que estou falando, destaco três marcas de beleza que me encantam pelo cuidado com suas embalagens e que trasmitem elegância e feminilidade.  Todas, em comum,  possuem um “quê” vintage na publicidade dos seus produtos que muito me agrada.

GRANADO

A Granado Pharmácias é a botica mais tradicional do Brasil, segundo o site da empresa. Fundada em 1870 permanece até hoje como referência em produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras. Tendo a marca como o seu ponto forte, em 2005, a loja se modernizou e apresentou a proposta de lojas conceitos que se espalharam por todo país.

Eu fico encantada quando entro em uma loja da Granado justamente por essa mistura do antigo com o moderno. E acertaram em cheio ao permanecerem com a grafia antiga da palavra Pharmácia. O “Ph” substituindo o som da letra “f”.  Um luxo só.

1 – Quarteto Esmaltes/2 – Kit Pin Up 8 

 

ALMA DE FLORES

Outra marca que apostou na revitalização e mudou de cara é a Alma de Flores. Lembro da minha mãe usando o sabonete da marca como se fosse hoje. E, pequena, já me encantava a figura da moça delicada que estampava a embalagem.  Hoje, a embalagem antiga foi substituída por uma figura feminina mais moderna e jovem, sem perder a essência da marca.

1 – Linha Queen/2 – Linha Femme

 

BENEFIT 

Depois de duas marcas brasileiras, vamos trazer uma representante internacional de peso. A Benefit foi idealizada por duas irmãs gêmeas superpoderosas que, nos idos dos anos 70,  se uniram e  trouxeram novo frescor ao mercado da maquiagem, Pensaram alto e voaram longe. A Benefit adota uma filosofia  que se baseia no seguinte: “a maquiagem não precisa ser séria para ser boa”. Para as fundadoras, sorrir é o melhor cosmético. Amei isso, gente!

1 – Bálsamo Dr. Feel Good/2 – Kit Free Rolling Lash/

3 – Kit de sobrancelhas bigger & bolder brows/4 – The professional pore minimizing makeup

 

A criatividade das empresas não tem limite. Em um mercado competitivo como o dos cosméticos, sai na frente quem tem um bom produto e uma bela embalagem. Como já disse Clarice, para o bem ou para o mal.

Conhecem algum produto de beleza com embalagens vintage? Se sim, compartilhem nos comentários.

E como tivemos três marcas bacanas neste post, dá para pedir uma música no Fantástico, não é mesmo?

Primeira terça-feira, pós horário de verão, é uma ótima oportunidade para ouvir uma música bem animada. O clipe da música Candyman da Cristina Aguillera tem tudo a ver com o assunto do post. A pegada vintage e os makes são o forte do clipe, além da música que é bem docinha. Uma delícia.

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